O serviço da energia solar
"Mesmo se não tivéssemos gases de efeito estufa, teríamos que nos afastar dos combustíveis fósseis, pois eles vão se esgotar. Eles são finitos, enquanto a energia solar e eólica são infinitas." Ted Turner
O que é?
É a economia em geração de energia o que possibilita também uma contribuição sócio ambiental. Utilizando uma fonte perene, disponível e renovável, já estamos contribuindo para substituir as fontes petrolíferas de consumo de energia, e além de prover uma renda extra individual, estaremos contribuindo para uma diversificação da matriz energética brasileira, conforme a Resolução Aneel Nº 482/14.
Quantidade de Energia
A quantidade de energia produzida pelos painéis será descontada da energia consumida, sendo possível ainda compensar créditos/débitos de energia em diferentes localidades, desde que os sistemas estejam dentro da mesma concessionária e registrados sob o mesmo CPF/CNPJ. O prazo para compensação é de até 60 meses. À noite, ou outras vezes, quando os painéis solares não estão produzindo, a energia é extraída da rede e se pode usar esses créditos para compensar os custos e abater sua fatura de energia elétrica.
Como funciona
Os sistemas fotovoltaicos geram energia onde haja incidência de iluminação e dentre estes, o maior produtor é o nosso sistema solar. A Resolução Normativa 482 que foi aprovada pela Aneel em 17 de Abril de 2012, visa regulamentar a geração distribuída no Brasil. Os consumidores podem optar pelo sistema de compensação de energia para capacidades de até 75 kW consideradas como micro geração, e daí até 5 MW que é considerado como mini geração. É desta forma que o sistema de geração irá gerar e transmitir a energia diretamente para a rede.